data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Morreu, nesta quinta-feira, aos 84 anos, o professor aposentado Rony Paulo Valença Floresta. Em mais de 50 anos em Santa Maria e Itaara, Rony acumulava homenagens e agradecimentos pelos serviços prestados como bancário, economista e docente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Franciscana (UFN).
Para trabalhar no Banco do Brasil em 1965, Rony, a esposa Marisa, com quem foi casada por mais de 60 anos e as primeiras filhas mudaram-se para Santa Maria. O amor pelos números serviu de estímulo para conquistar a graduação em Economia e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria em 1970. Durante os anos, realizou especializações em coordenação de Sistema Bancário e Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, além de uma graduação em Projeto de Capacitação de Associações de Pequenos pela UFN em 2002.
Entre 1992 e 1998, foi colunista do jornal A Razão. Quinzenalmente, Rony publicava pela Sociedade de Economia de Santa Maria, sob o título 'Acorda, Santa Maria'.
Uma das filhas dele, a presidente da Associação dos moradores da Vila Belga, Myrna Floresta, 59, descreve o pai como um homem dedicado e um professor inesquecível:
- Era um pai presente e maravilhoso que não media esforços para atender os quatro filhos. A minha mãe sempre acompanhou ele em tudo. Ele sempre foi uma pessoa alegre e divertida. Era brincalhão, mas muito correto. Ele era muito sério no trabalho dele e deixou muitos alunos que até hoje perguntam por ele, porque foi um professor que eles nunca mais esqueceram.
Em 2017, Rony participou do quadro Com a Palavra, do Diário de Santa Maria, espaço no qual ele falou sobre carreira, família e o amor por Santa Maria.
Rony Floresta estava internado desde do dia 19 e morreu na manhã desta quinta-feira, em decorrência de falência múltipla de órgãos no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. O velório ocorrerá das 14h30min às 18h no Cemitério Santa Rita de Cássia em Santa Maria. O enterro será às 18h, também no Cemitério Santa Rita. Rony deixa a esposa Marisa, os filhos Myrna, Márcia, Claudia e André e os netos Letícia, Felipe e Fernando.
REPERCUSSÃO
Na página no Facebook, o deputado federal e futuro presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Valdeci Oliveira (PT) publicou uma nota de pesar.